Comigo ninguém pode

Dieffenbachia seguine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott, conhecida pelos nomes comuns de comigo-ninguém-pode2 e aningapara2 , é uma planta da família das Araceae muito apreciada como ornamental de interiores, dada a sua tolerância à baixa luminosidade ambiente e baixa umidade relativa do ar. Produz grandes folhas variegadas, com vários tons de verde e amarelo, lustrosas e duradouras, o que o torna muito interessante em decoração de interiores. Em algumas regiões do mundo, a sua popularidade como planta doméstica é acrescida devido à fama que a planta leva de “espantar o mau-olhado e maus-espíritos”1 .

Etimologia

“Comigo-ninguém-pode” é uma alusão à toxicidade da planta. “Aningapara” é oriundo da junção dos termos tupis aninga, “aninga” e a’para, “recurvado”3 .

Descrição

Suas folhas vistosas atraem a atenção das crianças, em especial daquelas na fase de engatinhar. Elas costumam levar pedaços do vegetal à boca. Nas folhas e no caule dessa planta, porém, ocorrem células especializadas chamadas idioblastos, que guardam uma grande quantidade de pequenos cristais de oxalato de cálcio em forma de agulhas. Esses cristais recebem o nome de ráfides e são responsávies por grande parte da toxicidade do vegetal. Quando a criança leva a planta à boca e a mastiga, os idioblastos injetam as ráfides nos lábios e na língua da criança, provocando uma grande irritação mecânica caracterizada por dor intensa e inchaço.

Segundo alerta publicado no Jornal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o oxalato de cálcio, substância presente no comigo-ninguém-pode, ao ser ingerido, pode provocar edema na garganta, levando à asfixia e, em casos extremos, até à morte.

Nos Estados Unidos, o comigo-ninguém-pode é conhecido como dumbcane (“cana de mudo”), pois muitos pacientes perdem temporariamente a capacidade da fala devido à obstrução das vias áereas superiores causada pelo processo inflamatório desencadeado pelos cristais (ráfides).

DCF compatable JPEG Img

Leia mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dieffenbachia_seguine

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s